terça-feira, 14 de outubro de 2014

Como Nasce um Logo

Recentemente abriu portas uma Confeitaria, Restaurante e Mercearia em Faro para a qual fiz o projecto de Design de Interiores e Branding, chamado Vila Adentro.
No dia da inauguração houve um fotógrafo, mas como não ia lá para fotografar o meu trabalho e sim o evento de abertura em si, não há assim nada de especial que possa mostrar até ter a sessão oficial. Mas estou tão contente por ter terminado um projecto que foi um desafio tão interessante de resolver, que mal podia esperar por vir aqui partilhar um bocadinho de alguma coisa.

Lembrei-me então de partilhar algo sobre o raciocínio que me levou ao logo que criei, esse elemento tão importante numa marca e que é algo que nunca sai cá para fora, para o público. Fica reduzido a um ficheiro informático, ou a uma apresentação para o cliente e aqueles com quem este a partilha.

Para quem está neste meio do design isto pode parecer a coisa mais básica do mundo, mas acredito que a maioria das pessoas gostaria de saber como nasce um logo. Por exemplo, poucas pessoas devem saber que o logo da Nike é um elogio à deusa Nike (lê-se Niké), que é a deusa da vitória e que tem asas nos pés. O símbolo da Nike representa o ícone que expressa arranque/ movimento/ levantar voo. E esta explicação é, para mim, superinteressante! Gosto destas curiosidades.


Ora, o logo do Vila Adentro, foi inspirado nos desenhos dos azulejos de um poço existente no espaço, que tem ligação a uns túneis mouros. Uma vez que o Vila Adentro é todo revestido a azulejos pintados e está construído sobre túneis mouros, achei que a identidade deveria ser representar tudo isso num só: o azul e branco dos azulejos e um elemento de um padrão de inspiração mourisca.

Ora vejam!










E é isto! Queria partilhar esta curiosidade...





1 comentário:

  1. Fantástico!! Sempre me perguntei quem teria feito este logo.
    Parabéns pelo trabalho. Muito bem conseguido.

    ResponderEliminar